Marina Lima relança em LP um álbum feito de muitos nãos e visão de futuro
16/10/2025
(Foto: Reprodução) Marina Lima relança em LP o álbum 'Próxima parada', de 1989
Reprodução / Facebook Marina Lima
♫ PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR
♬ É impressionante como a memória da gente segue as próprias leis, sem lógica (aparente). Ao ver hoje nas redes sociais de Marina Lima o anúncio de que o álbum Próxima parada vai ser reeditado em LP – formato no qual foi lançado em 1989 – me trouxe à mente de imediato a página do encarte do LP original em que a artista lista uma série de frases com negativas.
“Não” parece ter sido a palavra mais usada por Marina na gravação deste álbum que sucedeu Virgem (1987), um dos títulos mais aclamados da discografia da cantora, compositora e instrumentista. Pelo menos foi assim que eu interpretei na época e, ainda hoje, penso que essa página com “nãos” no encarte do disco é a expressão de uma mulher de personalidade forte em pleno exercício afirmativo da própria vontade diante de uma indústria fonográfica comandada por homens.
Próxima parada resultou em um disco, digamos, menos fácil do que o antecessor. Marina Lima assina somente quatro das nove músicas do repertório, sendo três em parceria com o irmão poeta Antonio Cicero (1945 – 2024) – $cara, Encarando você e a música-título Próxima parada – e uma sozinha, Que tudo amém. Nenhuma ficou para a posteridade na memória popular.
Imagem promocional da reedição em LP do álbum 'Próxima parada', de Marina Lima
Reprodução / X Marina Lima
O sucesso do álbum Próxima parada é À francesa, parceria de Claudio Zoli com Cicero, música desde então obrigatória nos roteiros dos shows de Marina. Não fosse por À francesa, o álbum Próxima parada teria interrompido momentaneamente o ciclo de sucesso obtido pela cantora ao longo dos anos 1980.
Ainda assim, pareceu um disco de corte que já apontava um outro ciclo e mostrava Marina tentando pegar um lugar no futuro. Tanto que Próxima parada encerrou a primeira passagem de Marina na gravadora Philips / Polygram. A cantora iniciou a década de 1990 na EMI-Music, gravadora na qual lançou em 1991 o álbum Marina Lima, para mim o melhor título da discografia da artista. Mas isso já é outra história.
Enfim, Próxima parada volta ao formato de LP com vinil fabricado na cor azul translúcido. E essa notícia me remeteu aos nãos ditos por Marina na feitura do álbum para afirmar que, sim, ela era a dona do disco e da palavra final.
Reprodução da página de 'nãos' do encarte da edição original em LP do álbum 'Próxima parada', de Marina Lima
Reprodução